terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mais respeito aos nossos pais






     Os índios, homens de pele avermelhada, os nossos ‘’pais de cultura’’, eram quem estavam aqui, quando Cabral veio todo cheio de más intenções e de nossa terra se apossou.
Não podemos dizer que foi os Portugueses que nos ‘’descobriu’’, afinal, não estávamos perdidos.
     Estes seres, que aqui estavam, foram quem mais sofreu com todas as adulterações e interferências portuguesa no viver dos índios. Teve um tempo, que nem eles mesmo se diferenciavam da coletiva que acompanhava Pedro. E assim foi se pro seguindo, até perder toda a sua cultura.
     Atualmente, o índio vive sob a ameaça constante de grileiros, madeireiras, grandes pecuaristas e agricultores, que tentam lhes tomar as terras cedidas, e ressalte-se aqui, que o índio que era legítimo possuidor de tais terras, hoje depende de vontade política para resgatar as suas tradições, que foram arrancadas violentamente durante vários séculos de opressão.

     Dessa forma, falta à sociedade brasileira, enxergar a enorme dívida que tem com o índio brasileiro, por ter lhe tomado suas terras, destruído a sua cultura, dizimado o seu povo e fazer o mínimo que pode hoje ser feito, que é garantir à população indígena restante no país, possibilidades de resgatar as suas raízes, de poder a voltar a viver em paz em suas reservas, ser vista e respeitada como integrante da população brasileira, com todos os seus direitos garantidos.

Escrito por: Mariana Raynar

3 comentários:

  1. Quem fez esse?
    Assina aí...

    ResponderExcluir
  2. Fiz algumas observações quanto ao post. Olhem no e-mail e façam os devidos ajustes.

    Prof. Jackson Novaes

    ResponderExcluir
  3. Mari, faz logo as correções.

    ResponderExcluir